Detetive Particular – Um Pouco de História.

O Detetive Particular – Um Pouco de História

No dia 26 de julho foi comemorado o dia do detetive particular. Um dos personagens mais conhecidos deste segmento é o clássico Sherlock Holmes, criado pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle. Sherlock é um detetive do final do século XIX e início do século XX que apareceu pela primeira vez no romance “A Study in Scarlet” (Um estudo em vermelho). O nome “Sherlock” é de origem Anglo-Saxônica e significa “Sagaz e Astuto” e foi através dele que o personagem tornou-se uma lenda e um símbolo de inteligência no mundo todo.

Sir Arthur Conan Doyle nos fornece informações esparsas sobre Holmes ao longo das suas diversas histórias e a cada novo episódio vai se desvendando uma nova e inesperada faceta do célebre detetive. Doyle, o criador, foi uma pessoa de múltiplas facetas: médico, escritor, pugilista, esquiador, campeão de bilhar, corredor de automóvel, inventor e até mesmo detetive particular. Talvez por isso a criação e o sucesso do imortal personagem nos remete a verdade de que o detetive da vida real também tem que ser astuto, inteligente e sagaz.

A profissão de detetive particular desperta curiosidade nas pessoas. Muitos lembram da época da infância dos desenhos com o Rabugento, o Cão Detetive que andava com um sobretudo e uma lupa tentando solucionar os mistérios da cidade, também dos clássicos livros policiais de Agatha Christie mundialmente conhecidos.
A Profissão

O campo profissional de um detetive particular é bastante vasto. Além das famosas e comentadas investigações conjugais e traições, no próprio âmbito familiar existe a procura dos pais para descobrir que tipo de companhia seus filhos andam quando estão fora de casa, se usam drogas e também é comum querer descobrir se os filhos são homossexuais. Existem casos em que os pais pedem uma investigação em cima dos futuros genros ou nora’s, para saber a conduta, antes de se casarem com seus filhos. Casos de investigação em babás e cuidadores de idosos para saber se são maltratados também são procurados.

Um detetive também trabalha no âmbito empresarial, mais especificamente contra espionagem. A investigação empresarial está mais focada na procura de funcionários que possam estar fraudando a empresa. Ainda existe o trabalho para detectar possíveis escutas instaladas nos telefones ou na empresa de uma maneira geral. Esse trabalho chama-se investigação contra a espionagem industrial e comercial, que é muito comum nas empresas.

Parabéns a Todos os Detetives Particulares do Brasil e do mundo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.